Quais são as qualidades de um obstetra? Você sabia que além das habilidades necessárias empregadas por todos os médicos, o obstetra e o ginecologista devem demonstrar certas qualidades e características?
A sensibilidade, a capacidade de ouvir e a compreensão, por exemplo, são de extrema importância para esses profissionais, pois as consultas geralmente envolvem o relacionamento com os pacientes e seus familiares; suas dúvidas e sonhos.
Por isso, a escolha de um bom ginecologista e obstetra perpassa muita pesquisa e uma boa dose de intuição; mas nem por isso precisa ser uma busca estressante ou difícil. Neste artigo você entenderá melhor alguns detalhes a respeito destes profissionais. Confira.
Qual a diferença entre obstetra e ginecologista?
Apesar de muitos médicos optarem por seguir ambas as especialidades (ginecologia e obstetrícia), existem diferenças entre elas. Veja:
- O obstetra envolve cuidados durante a pré-concepção, gravidez, parto e imediatamente após o parto. É com ele que deve ser feito todo o pré-natal. Ele pedirá exames e indicará os tratamentos e medicações corretos quando for o caso.
- Já o ginecologista envolve o cuidado de todos os problemas de saúde da mulher (prevenção, cuidado, exames de rotina, etc.).
Como escolher um bom obstetra?
Se você tem plano de saúde, comece pesquisando sua rede de obstetrícia. A maioria dos sites e aplicativos dos planos deixam disponíveis para consulta todos os obstetras disponíveis que aceitam seu plano. Isso é muito importante para evitar surpresas na hora do parto.
Além disso, observe também:
- A reputação online: além de perguntar para amigas e familiares, leia os comentários no site do médico, em fóruns ou comunidades de grávidas. Pergunte se o médico, além de atender bem, tem um bom relacionamento com suas pacientes. Ele ouve a paciente? Explica com cuidado e atenção?
- Pesquise sobre o consultório. O obstetra atende em consultório próprio? Tem disponíveis equipamentos para realizar ultrassom em todas as consultas? O espaço é organizado, limpo e acolhedor? Costuma atrasar as consultas?
- Se possível, busque especialistas para sua gestação, já que cada gravidez é única. Por exemplo, alguns obstetras são especialistas em FIV — fertilização in vitro. Há também obstetras que evitam fazer cesáreas; preferem e incentivam partos naturais. Ou, ainda, aqueles especialistas em diabete ou anemia gestacional. Enfim, pense em seu perfil e naquilo que é muito importante para você. Conhecer o profissional é fundamental para que você se identifique com ele e se sinta segura.
Como é o ginecologista ideal?
Da mesma forma, mesmo quando não está grávida, a mulher precisa pesquisar antes o tipo de ginecologista que ela deseja que acompanhe sua saúde.
Por exemplo, se você se considera mais séria, gostaria de um ginecologista semelhante ou gostaria de alguém que pudesse trazer um pouco de leveza às suas consultas? Você quer que seu ginecologista apenas lhe mostre os fatos e peça exames, ou você prefere um comportamento mais gentil e aberto durante a consulta ginecológica?
Há também mulheres que preferem sempre se consultar com mulheres.
Em se tratando da saúde de seu próprio corpo e também de seu bebê, no caso do obstetra, a escolha por um bom profissional é algo muito íntimo, que deve, sim, ser conduzido com tranquilidade, atendendo àquilo que você acredita. Dessa forma, a probabilidade de você se sentir segura com alguém confiável será muito maior!
Saiba que sua decisão não é final
Tenha em mente que você não está preso à sua decisão. Você está no controle de seus cuidados de saúde. Se o seu relacionamento com seu ginecologista ou obstetra não parece estar dando certo, tente falar sobre suas preocupações. Às vezes, pode ser uma simples questão de esclarecer uma falha de comunicação ou mal-entendido, e então tudo volta a correr bem.
Mas, se você sentir que precisa mudar para um novo médico, tudo bem também. Quando se está passando por algum tratamento de saúde delicado ou em meio a uma gestação, é natural e necessário que a mulher sinta total confiança em seu médico. Se isso não estiver acontecendo, é absolutamente aceitável que você escolha passar com outro profissional.
Algumas mulheres não gostam de interromper o pré-natal com um obstetra e continuar com outro, por acharem que isso possa atrapalhar o acompanhamento. No entanto, isso não é verdade. Basta levar todos os exames, dúvidas e a caderneta da gestante com seus dados anteriores para que o novo médico comece a acompanhar a gestação.