Grávidas: o que pode e o que não pode?

Agora você faz parte do time das grávidas! O tão esperado “positivo” chegou e um monte de dúvidas começam a aparecer na sua mente. 

Essa ansiedade e preocupação são absolutamente normais — tanto para as mães de primeira viagem quanto para aquelas que já passaram por isso antes. Cada gestação é de um jeito, cada momento é único e todas as dúvidas, desse período único em que estamos grávidas, são válidas.

Para te ajudar nesse momento, separamos aqui algumas perguntas e respostas, não apenas de como preparar a casa para receber o bebê, mas também para cuidar de você mesma nesse momento tão especial. 

Grávidas: o que pode e o que não pode?
Grávidas: o que pode e o que não pode?

Quais as principais dúvidas das grávidas?

Conforme a gestação vai avançando, as mulheres começam a se deparar com uma infinidade de coisas que antes pareciam possíveis e agora parecem muito difíceis ou arriscadas. 

Dormir de bruços, por exemplo, vira um sonho distante (e uma saudade), que só aqueles travesseiros compridos podem auxiliar um pouquinho. E a alimentação então? De uma hora para outra parece que seu paladar mudou totalmente e você ainda está se acostumando com a ideia de comer coisas que antes não gostava nadinha… e de repente sentindo repulsa pelos favoritos. Uma verdadeira montanha-russa de novas sensações e emoções.

Há as mamães que aproveitam para fazer ensaio de gestante e registrar esse momento especial em fotos lindas! Tem também a mamãe que quer fazer festa, chá revelação e de bebê. Independente do seu estilo, algumas dúvidas sempre surgem. Entre elas:

  • Grávida pode tingir o cabelo e se depilar?

Se você é o tipo de mulher que gosta de fazer procedimentos estéticos, vale a pena conversar com seu médico para checar se os produtos que você usa são seguros para continuar usando durante a gestação. Dica: a maioria não é! 

Alguns alisantes, por exemplo, contém uma quantidade muito grande de química, tornando seu uso proibido na gestação. Alguns estudos descobriram que doses muito altas de produtos químicos em tinturas de cabelo também podem causar danos. 

Já algumas das colorações naturais são mais seguras e podem continuar sendo usadas. Elemento semi-permanentes e vegetais, como henna, são opções mais seguras para tingir o cabelo. Entretanto, deve-se evitar o uso no primeiro trimestre de gestação. 

Com a depilação é a mesma coisa: grávida pode se depilar, mas não com produtos químicos e cremes depilatórios, que não são seguros durante a gestação. Opte pela cera natural ou depilação com lâmina. 

  • Grávida pode fazer exercício?

A resposta é sim! Grávidas podem se exercitar normalmente. Mas atenção: se você leva uma vida sedentária, não é durante a gestação que você vai, de repente, “pegar pesado”. Tente começar com exercícios leves como ioga para iniciantes ou técnicas para gestantes, ou mesmo caminhadas em locais seguros e planos.

Já se você vive uma rotina de treinos bem ativa, pode continuar normalmente, evitando apenas exercícios de alto impacto. Na dúvida, modifique sua rotina de treinos durante a gestação após conversar com seu médico.

  • Grávida pode transar?

Essa é uma questão que tira o sono de muita gente. Antigamente, era comum que a mulher não fizesse sexo em nenhuma circunstância porque poderia “prejudicar o bebê”. Hoje em dia já sabemos que isso é um mito e o sexo pode, inclusive, ajudar a reduzir o estresse e ajudar a relaxar e a dormir melhor. Então, sim, grávida pode transar.

O sexo na gestação só não é recomendado se a mulher estiver apresentando algum sintoma anormal, como sangramento ou dor; ou se o médico detectou algum problema nos ultrassons, como descolamento de placenta, ou placenta baixa. Por isso os exames são tão fundamentais. Eles darão a direção certa para que seu médico te oriente da melhor maneira possível. 

Para o bebê

Enquanto cuida de você, realiza exames e se mantém saudável para a chegada do bebê, é hora também de preparar o ninho para receber o seu amor.

  • A principal dica para o quarto de bebê é: menos é mais! Parece uma regra batida e meio boba, principalmente para quem deseja comprar tudo para o bebê, as a verdade é que o quartinho deve ser clean e bem simples. Ele pode ser sim, lindo e versátil, mas evite lotar o ambiente com diversos objetos ou brinquedos. Nos primeiros meses de vida do bebê o que ele precisará é de espaço para os cuidados do dia a dia, troca de fraldas, espaço para dormir e relaxar.
  • Para fazer o enxoval de bebê, você pode utilizar sites que permitem criar listas de acordo com a necessidade dos primeiros anos de vida da criança. Peça ajuda também a amigas próximas.
  • Se você decidir fazer o ensaio newborn, procure por fotógrafos e estúdios especializados nesse tipo de foto, pois é necessária muita expertise e cuidado para lidar com o bebê. 

E lembre-se: aproveite esse momento do seu jeito, com muita tranquilidade (sempre que possível), cuidando de você e fazendo o que gosta, sempre.

Latest Posts