Se você está em busca do melhor exame de gravidez e um pouco confusa com tantos tipos e marcas disponíveis atualmente, não se preocupe. Aqui você vai descobrir um pouco sobre cada, assim como seus detalhes e onde encontrar.
Basicamente há dois tipos principais de exame de gravidez: o de urina e o de sangue. O primeiro é o teste de gravidez de urina, o mais escolhido pela maioria das mulheres, já que é possível encontrá-lo em qualquer farmácia com faixas de preço que variam bastante, já que estão disponíveis no mercado várias marcas diferentes.
Já o exame de gravidez de sangue é feito em laboratório e quase sempre precisa de pedido médico para ser realizado. Ou seja, é importante que você tenha passado com o médico antes de realizar o exame de sangue. Muitas mulheres preferem fazer primeiro o de urina e só depois o de sangue para confirmar, mas isso vai de cada uma. Em ambos os casos o resultado é muito confiável! Entenda em detalhes cada um deles.
Exame de gravidez: como é o teste de farmácia
Como dissemos anteriormente, há várias marcas de testes de gravidez que possuem ótima precisão. Esse exame de gravidez funciona basicamente procurando o hormônio hCG no seu corpo através da urina. Esse hormônio passa a ser produzido quando a mulher engravida. No início as taxas podem ser baixas, mas conforme a gravidez avança, os níveis vão ficando cada vez mais altos.
A maioria das marcas sugere que, para fazer o teste, a mulher aguarde a primeira urina da manhã, quando a concentração de hCG estará mais concentrada. De acordo com a maioria dos fabricantes, o teste de gravidez caseiro comprado em farmácias tem 99% de eficácia quando usado exatamente conforme as instruções. Para as mais ansiosas, há também os testes que podem ser feitos em qualquer hora do dia, mas é importante que a bexiga esteja cheia há pelo menos 4 horas.
Com relação ao tempo, isso varia: alguns testes dão o resultado em apenas 3 minutos; enquanto outros precisam de pelo menos 5. A maneira como o resultado aparece também difere, de acordo com o modelo. Alguns trazem o famoso resultado que mostra uma única barrinha para “negativo” e duas barrinhas para “positivo”, geralmente numa tirinha bem fina. Já os que possuem visor são mais sofisticados e menos passíveis de dúvida: no visor vai aparecer as opções “gravida” ou “não-grávida”, e a tira fica protegida numa espécie de estojo.
Quando você faz um teste de gravidez caseiro, normalmente coloca a tira química na urina recém-coletava e aguarda o tempo para a exibição do resultado. Cada kit já vem com tudo o que você precisa para fazer a coleta e conferir o resultado de uma forma bem prática.
Exame de gravidez de sangue: como é feito
O teste de gravidez sanguíneo é quantitativo, ou seja, diferente do teste de urina que apenas diz se você está grávida ou não, esse teste mostra a quantidade de hCG encontrado. Se for uma quantidade muito grande no início da gestação, por exemplo, é possível que seja uma gestação gemelar. Para a coleta, apenas uma simples amostra de sangue é retirada de uma de suas veias, geralmente no braço, por punção venosa. Muitos laboratórios já liberam o resultado no mesmo dia, em poucas horas, não sendo preciso esperar muitos dias para saber se está grávida ou não.
“Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez de sangue?”
O recomendado é que se espere pelo menos dez dias após o primeiro atraso menstrual para realizar o teste de gravidez de sangue. Se for feito muito próximo do dia que viria a menstruação, o resultado pode ser inconclusivo.
Em uma gravidez normal em mulheres saudáveis, muitas vezes, o médico pode dizer que apenas o teste de urina já é suficiente. O teste de sangue, por serem quantitativos e detalhados, são geralmente pedidos para mulheres que apresentem problemas de saúde, durante tratamentos de fertilidade ou que já tiveram complicações em outras gestações.
Em suma, independente de que tipo de exame de gravidez você escolher ou seu médico indicar, lembre-se que ambos os métodos são muito confiáveis, trazendo cerca de 99% de precisão.