Em dúvida sobre quais as melhores atividades lúdicas para brincar com seu filho? Aqui separamos não apenas dicas valiosas, como também vamos entender melhor como as brincadeiras infantis são importantes para a criança.
Tão natural quanto respirar, para a criança, é a necessidade de brincar. Desde que começa a perceber o mundo, a criança começa a brincar com ele. Incentivar a criança é primordial para seu desenvolvimento, socialização e comunicação. Ou seja: brincar coloca a criança em perspectiva, permite seu crescimento e ativa suas conexões cerebrais da melhor maneira possível: com diversão!
Para entender melhor o mundo das atividades lúdicas, lembre-se que você como mãe, pai, cuidador ou educador, precisará colocar a criança no centro desse processo de aprendizagem tao especial: o do brincar.
Quais são as melhores brincadeiras infantis?
Para Gandhy Piorski, educador e autor de “Brinquedos do chão”, a imaginação é o grande tesouro da criança, mas infelizmente, muitas vezes, podamos essa capacidade da criança de compreender o mundo através de sua sensibilidade, ofertando a ela brinquedos “prontos” que não exercitam seu pensamento ou criatividade.
Piorski defende que a imaginação da criança deve ser preservada e estimulada desde a primeira infância, para que não “atrofie”. Um dos principais riscos é a adultização precoce da criança. Para evitar isso, é preciso deixar a criança brincar muito. Com a vida, com o chão, com a natureza, com atividades lúdicas significativas e não necessariamente com vários brinquedos comprados.
Ideias de atividades lúdicas e sua importância.
Entre as principais atividades lúdicas podemos citar algumas que além de serem muito divertidas, ajudam no desenvolvimento cognitivo da criança e em seu crescimento.
1. Desenho
Uma das principais atividades que a criança produz na infância é desenhar. Deixe à disposição da criança gizes de cera (para crianças muito pequenas, utilize aqueles bem grandes, conhecido como “gizão”) e, se possível, um cantinho com folhas A3 (também grandes) para que a criança possa começar a traçar seus primeiros projetos.
Deixe-a livre para criar, mas se ofereça para desenhar junto ou apenas estar por perto. Faça perguntas norteadoras para que a criança vá “explicando” o que está fazendo. Além de treinar a imaginação, a criança treina vocabulário e comunicação também.
2. Pintura e Colagem
Pintura e colagem são excelentes meios de proporcionar um momento muito agradável e criativo. Para estimular ainda mais, leve as crianças para lugares abertos, brinquem de desenhos e pinturas de observação. Para crianças pequenas a dica é pintura com os dedinhos (há tintas específicas para essa faixa etária, própria para pintura com os dedos).
3. Cantigas de roda
Música é algo muito importante na primeira infância. Sempre que possível, leve a criança para algum parque ou espaço ao ar livre para brincar com cantigas. Pode ser cantiga de roda ou mesmo aquelas que envolvem comandos como “Seu mestre mandou” ou “Gato e rato — que horas são?”, etc.
Outra dica legal é cantar músicas relacionadas à natureza ou ao clima. Assim a criança vai entrando em contato com as condições climáticas e vocabulário relacionado à natureza. Aproveitem também para colher folhas e pedras, montar desenhos no chão com gravetos, tocar a grama e a terra.
4. Massinha de modelar
Crianças gostam muito de criar e a massinha é uma ótima ferramenta para isso. Cores variadas e a textura são um extra que estimulam os sentidos e também a coordenação motora da criança.
5. Teatro de fantoches
Uma ótima maneira de contar histórias através de atividades lúdicas é utilizando fantoches e bonecos. Também vale a pena pedir para a criança participar, contando e criando junto. Elas adoram!
6. Mímica
Um jogo muito divertido é o de mímica que, além de reunir amigos e família num momento muito agradável e divertido, proporciona o exercício da imaginação, do pensamento lógico e da construção argumentativa. É possível brincar em todas as idades, mas crianças a partir dos 5 anos conseguem compreender e participar melhor.
Independente da atividade lúdica que você escolher, lembre-se de valorizar esses momentos de brincadeiras com seu filho, pois são muito valiosos, não apenas para o desenvolvimento da criança como também para estreitar cada vez mais os laços afetivos entre vocês. E essas lembranças serão muito importantes para ela no futuro.