Você já ouviu falar de tipos de temperamento? Conhece o seu ou o do seu filho? Se ainda não tinha ouvido falar, vamos aguçar a sua curiosidade e explicar melhor agora.
Basicamente, são quatro os tipos de temperamento existentes. Eles não necessariamente definem o que uma pessoa é o tempo todo, mas ajudam a compreender como ela lida com o mundo e com os acontecimentos. Quando conhecemos o temperamento da criança e entendemos a linguagem correta para falar com ela, de maneira que ela entenda e que não aumente suas frustrações, por exemplo, teremos uma comunicação muito mais eficiente e uma relação mais eficaz, sem ruídos ou desavenças frequentes.
Se você já assistiu ao filme Divertida Mente, sabe que todos os sentimentos são importantes e não existem “sozinhos”. Tanto a alegria quanto a tristeza se completam e coexistem no mesmo indivíduo, isso é saudável e esperado. Bom, o mesmo também acontece com os temperamentos. A pessoa pode ter a presença marcante de mais de um, simultaneamente, mas haverá sempre aquele em destaque. Vamos entender melhor?
Os quatro tipos de temperamento.
Existem quatro tipos de temperamento (cada um ligado a um elemento natural – ar, terra, fogo e ar) e eles estão diretamente ligados às reações que as pessoas têm perante algo (um problema, uma situação inesperada, por exemplo). Entender que o comportamento da criança está ligado a seu temperamento é um passo importante para regular a comunicação e lidar com ela.
No entanto, vale lembrar que os temperamentos não são desculpa nem caixinhas onde rotulamos as pessoas. Frases como “Sou colérico, não sei lidar com a raiva” não ajudam em nada. Mesmo que haja uma maior dificuldade em lidar com as coisas por conta de seu temperamento, é necessário trabalhar essas características para conviver socialmente.
Também vale lembrar que crianças estão em formação e desenvolvimento e, por isso, ainda estão aprendendo — precisam de atenção e da presença dos pais ajudando-o a compreender o mundo e seu papel nele.
1. Temperamento Melancólico.
O elemento natural do melancólico é a terra, portanto as crianças com esse temperamento são movidas por desafios árduos, gostam de se aprofundar e entender as coisas ao redor. Nem sempre fazem amizades com facilidade, preferem observar e tentar entender. Em novos ambientes, demoram para se soltar ou às vezes preferem ficar perto de pessoas já conhecidas.
Suas principais qualidades são a concentração e a resistência. Costuma ter autoconfiança e serem analíticos.
Principais características: ansioso, preocupado, desconfiado, sério, pensativo.
2. Temperamento Colérico.
O colérico tem como elemento o fogo, são entusiasmados e gostam de tudo que enche os olhos. Quanto mais grandioso for algo, mais interessado ele ficará.
A criança colérica não pensa muito antes de agir, geralmente é impulsiva e muito autêntica. Como tem muita energia, tem dificuldades em manter-se calmo em várias circunstâncias. Perante a raiva, precisa parar e respirar antes de agir impulsivamente.
Principais características: acelerado, egocêntrico, exibicionista, cabeça-quente, teimoso, ativo.
3. Temperamento Sanguíneo.
É possível perceber uma criança com temperamento sanguíneo desde a primeira infância. Desinibidos e falantes, gostam de envolver a todos ao redor, já que seu elemento é o ar, que tudo envolve. Num parque ou numa festa, rapidamente fazem amizades e brincam sem dificuldade mesmo com crianças que acabaram de conhecer.
São simpáticos por natureza e gostam muito de conversar com os outros. Têm bastante dificuldade de concentração, se distraem com facilidade.
Principais características: falante, esperançoso, extrovertido, sociável, descuidado.
4. Temperamento Fleumático.
O fleumático tem como elemento símbolo a água. Costuma reparar características e ter impressões, às vezes precipitadas, dos outros. O fleumático não costuma interagir e socializar muito com as pessoas, prefere ficar mais concentrado, mesmo num ambiente lotado.
Dos quatro tipos de temperamento, este é o que costuma agir com bastante concentração e envolvimento. É naturalmente introspectivo e reflexivo. São muito estratégicos. As crianças fleumáticas interessam-se por brincadeiras que envolvam muito planejamento como atividades com robótica ou montagem de peças.
Principais características: razoável, de princípios, persistente, controlador, calmo, concentrado.
Como dissemos anteriormente, a criança pode ter mais de uma característica marcante, de mais de um temperamento. Mas geralmente há um dominante, que é aquele que se percebe com mais clareza nas atitudes e comportamentos da criança.
Entender os tipos de temperamento e identificar tanto o seu, quanto o do seu filho vai ajudar muito na comunicação e no relacionamento de vocês no dia-a-dia.