Quando chega época da introdução alimentar é comum que surjam muitas dúvidas sobre como fazer seu bebê começar a comer. Tudo é muito novo para o recém-nascido (e também para a mamãe!), portanto o processo pode ser mais demorado e às vezes mais frustrante do que você espera. Portanto, o ideal é começar gradualmente, e com bastante paciência.
A OMS recomenda que as crianças sejam introduzidas a outros alimentos além do leite materno ou fórmula infantil quando tiverem cerca de 6 meses.
Algumas mães, por terem de voltar ao trabalho, desejam começar a introdução alimentar mais cedo. Isso infelizmente acaba apressando as coisas e não é recomendado. O ideal é que a criança tenha seis meses completos e apresente alguns sinais de autonomia e desenvolvimento como veremos a seguir.
Sinais de que o bebê está preparado para a introdução alimentar.
Como dissermos anteriormente, a introdução alimentar antes dos 6 meses não é recomendada, pois considera-se que a criança ainda é muito pequena e não esteja preparada para isso e, além disso, só o leite materno fornece ao bebê tudo o que ele precisa nesse período da vida.
O desmame precoce é o abandono precoce parcial ou total do aleitamento materno antes do sexto mês e acontece por diversos fatores. No Brasil, a média de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias, o que é muito pouco diante da recomendação da OMS de seis meses exclusivos e, se possível, manter a amamentação até os dois anos da criança.
No entanto, cada criança é diferente e cada realidade familiar também é. Então como saber se seu filho está pronto para outros alimentos além do leite materno ou da fórmula infantil? Bem, alguns sinais podem ajudar a dar pistas se já é hora de começar a introdução alimentar. Observe se:
- A criança já se senta sozinha ou com apoio.
- Controla a cabeça e o pescoço.
- Abre a boca quando o alimento é oferecido.
- Leva com frequência objetos à boca.
- Tenta pegar a comida, brinquedos ou outros objetos próximos.
- Engole a comida ao invés de empurrá-la de volta para o queixo.
Nas consultas de rotina, o pediatra fará perguntas a respeito desses sinais de desenvolvimento e indicará se o bebê já está apto para começar a introdução.
Introdução alimentar BLW.
Após perceber os sinais de que o bebê já está pronto para começar, é hora de colocar em prática a estimulação da criança com relação à comida.
Algumas mães aproveitam esse período de introdução de alilmentos para iniciar o desmame gentil, que é o desmame gradual e totalmente sem pressa. Pode levar muito tempo, inclusive. Mas é importante para que a criança percebe que agora pode se alimentar de outras coisas e que passará a sentir novos sabores e texturas além do leite.
O método baby-led weaning(blw) é caracterizado por bebês que se alimentam de pequenos pedaços de alimentos macios que podem pegar de forma independente. Eles sentem as texturas, percebem as cores e são livres para experimentar aos poucos.
Os defensores desse método afirmam que ele oferece benefícios como melhor regulação do apetite e treino das habilidades motoras.
Com o BLW, em vez de comprar ou fazer alimentos específicos para alimentar seu bebê, você prepara a mesma refeição para toda a família, com as modificações necessárias para a criança. Assim, ela saboreia a mesma comida que todos na casa, com adaptações necessárias, mas não comerá nada totalmente diferente dos outros. Fica muito mais fácil incorporar os hábitos alimentares do bebê aos da família, dessa forma, aos poucos.
Benefícios do BLW
- Economia de tempo e dinheiro: Reduz o tempo de preparação da refeição porque todo mundo está comendo coisas semelhantes.
- O bebê interage com a família na mesa, no momento das refeições.
- O bebê é exposto a diversos alimentos, além de sabores e texturas.
- Ajuda a aprimorar importantes habilidades de desenvolvimento.
- Permite que o bebê ative seu próprio apetite.
Quais os primeiros alimentos do bebê?
Geralmente, no início da introdução alimentar o pediatra vai recomendar a ingestão de:
- Alimentos sempre frescos e naturais.
- Frutas com sabor agradável e de fácil digestão: banana, mamão, abacate. No sistema BLW você pode cortar um pedaço da fruta num tamanho que facilite o bebê segurá-la e manipulá-la com suas próprias maozinhas. Ofereça aos poucos, uma por vez durante três dias, para a criança se acostumar.
- Os primeiros legumes, como a cenoura ou a batata-doce. Não precisam ser oferecidos só como purezinho, uma vez cozinhados no vapor ou com pouca água, se oferece os pedaços para o bebê manipulá-lo, por isso os mesmos devem estar bem macios.
Gradualmente, o pediatra recomendará novas combinações e variações de alimentos, poucos conhecem o método do BLW, por isso para quem deseja iniciar a alimentação do seu bebê por esse estilo, pode buscar um profissional de nutrição que trabalhe com o método para melhor orientação.
Sempre tenha calma e paciência, pois se no começo a introdução alimentar parece um bicho de sete cabeças, aos poucos você vai perceber que ela é mais simples do que se imagina. É importante que o bebê esteja sempre na presença de um adulto sendo supervisionado nessas ocasiões por segurança, além de ser também muito gratificante ver o bebê comendo e sentido alegria com a hora da comida.