Se você está planejando ter um bebê, escolher o hospital maternidade é uma prioridade, não é mesmo? E com certeza, você terá muitas perguntas e escolhas a fazer: que tipo de parto quero ter? Que profissional vai realizar o procedimento? Quem será meu acompanhante no momento?
Tudo pode ficar um pouco confuso durante a gestação, afinal, são muitas mudanças — então decidir onde será o parto já pode ser uma coisa a menos na lista de afazeres.
A melhor maneira de conhecer esses lugares é agendando uma visita ou tour guiado, para que você possa observar e perguntar tudo. Embora existam muitos fatores a serem considerados, aqui estão 7 coisas que o hospital maternidade que você escolher deve oferecer:
1. Excelência Clínica no Trabalho de Parto
Você quer ter certeza de que você e seu bebê estão em mãos experientes. O hospital maternidade deve ser acreditado por órgãos competentes, e ter uma equipe de especialistas certificados pelo conselho para orientá-lo durante o trabalho de parto. Isso inclui:
- anestesiologistas
- enfermeiros
- médicos obstetras
Seu médico pode ser o mesmo que te acompanhou durante o pré-natal, ou um plantonista. Isso dependerá também do seu plano de saúde. Se o parto ocorrer pelo SUS, é muito provável que o obstetra será um plantonista, disponível na data.
Algumas maternidades também disponibilizam cursos de amamentação e preparação para o parto. Vale a pena perguntar a respeito.
2. Estrutura neonatal
Um bom hospital maternidade inclui em sua equipe, neonatologistas dedicados e enfermeiros treinados no cuidado de bebês prematuros ou que requerem alguma atenção especial no momento do nascimento.
Também é importante que o lugar conte com bons berçários ou, de preferência, mantenha bebê no mesmo quarto que a mãe, fortalecendo o vínculo entre ambos desde o primeiro momento.
A hora dourada também deve ser respeitada e o bebê deve permanecer o máximo possível com a mãe assim que nascer. Esse momento tão importante representa a primeira hora de vida do bebê, a imediata transição do útero para o exterior.
3. UTI adulta e neonatal
Escolha uma maternidade que tenha um suporte de UTI adulta e neonatal bem equipada e moderna, pois algumas gestações tendem a ser mais complicadas na hora do parto e pode ser preciso um apoio mais intensivo.
Apesar de não ser permitido visitar esse local antes, é uma informação muito fácil de se conseguir, conversando com os atendentes e a equipe do local.
4. Opções de parto
Dar à luz é um dos eventos mais monumentais e transformadores que você já experimentou. O hospital maternidade deve fornecer as ferramentas para criar e respeitar um plano de parto que descreva como você deseja dar à luz seu bebê, incluindo quais técnicas e abordagens de apoio você deseja durante o trabalho de parto.
Isso inclui os tipos de medicação para alívio da dor, técnicas de aromaterapia, banheira, possibilidade da presença de uma doula com você.
5. Quartos de hospital maternidade para a mãe
Em sua visita às maternidades, peça para ver como é o quarto onde a mãe vai ficar após o parto. Eles precisam ser acolhedores e confortáveis, para que tanto a mãe como o bebê se sintam seguros e protegidos.
Assim sendo, o tamanho e outras comodidades devem ser discutidas com a equipe do hospital, pois, nem todos os planos de saúde cobrem quartos privativos, por exemplo (a mãe divide o local com outra mãe); ou que permitam visitas durante todo o dia.
Pergunte a respeito do que há disponível para seu tipo de plano e peça para visitar exatamente o modelo de quarto ou enfermaria em que você vai ficar. E se for fazer algum tipo de decoração, cheque antes o que pode ser levado para o local (enfeite para a porta, lembrancinhas, balões, flores, etc.), pois nem tudo é permitido levar.
6. Localização do hospital maternidade
Entre as opções que atendem ao que você espera para seu parto, qual delas é a mais próxima?
Visualize que, estando grávida, você pode precisar de atendimento médico com urgência ou tenha que “correr” até o local diante de um imprevisto. Como será feito esse transporte? Quanto tempo demora para chegar ao local?
Estude bem a localização para que a distância não seja um empecilho na hora da necessidade.
7. Converse com outras mães
Sempre que possível, peça a opinião de outras mulheres ou mesmo de seu médico. Essa é uma das dicas mais preciosas. A experiência do parto é algo que a mulher dificilmente esquecerá; assim como todos os acontecimentos daquele dia. E seu médico, por experiência própria, saberá informar qual a melhor estrutura para o tipo de parto que você deseja.
E, mesmo que nenhuma conhecida tenha dado à luz no hospital maternidade que você deseja, você pode utilizar a internet para checar opiniões de outras mães. Há vários fóruns online onde as mulheres trocam suas experiências, citam médicos e procedimentos, avaliam quarto, alimentação e a atenção dada à mãe e ao bebê.
Portanto, sempre pesquise!