Pais e filhos – 10 atividades para criar vínculo.

Estejam de férias ou apenas algumas horinhas juntos, pais e filhos podem e devem ser divertir muito! Brincadeiras que envolvam pais e filhos são uma ótima maneira de ajudar no desenvolvimento das crianças. É papel dos pais, além de amar e educar, propiciar o desenvolvimento saudável, principalmente emocionalmente. Por isso, cada momento juntos conta!

Criar momentos em que estão conectadosdeve ser parte da rotina e levado muito a sério. Estudos comprovam que crianças que têm contato emocionais desde a infância crescem com mais autonomia e senso crítico.

A teoria do apego, por exemplo, indica que os vínculos afetivos entre pais e filhos refletem inclusive na vida adulta. Essa é a razão pela qual os bebês desenvolvem forte apego pela mãe, por exemplo, se for ela a pessoa mais presente na vida da criança. Relações afetuosas desde o início da vida da criança são primordiais para mantê-la segura; por isso, precisam acontecer o tempo todo, pois isso refletirá positivamente na vida adulta. 

Pais e filhos - 10 atividades para criar vínculo.
Pais e filhos – 10 atividades para criar vínculo.

Brincar juntos: vamos nessa?

Antes de iniciar, vale lembrar que: qualidade vale muito mais que quantidade. Não deixe de brincar com seu filho por achar que é “pouco tempo”, ou apenas 15 minutos não valem a pena. 

Para a criança aquele momento fará toda a diferença. A seguir separamos 10 dicas simples que podem complementar melhor a relação pais e filhos. Confira:

1- Cantar música para os filhos

Simples e muito tranquila, primeira dica é música! Sim, os pais podem cantar música para os filhos baixinho enquanto a criança está se preparando para dormir. Dura apenas alguns minutos e a criança acaba se acostumando com aquele ritual. 

Se possível, escolha sempre as mesmas canções para que, aos poucos, a criança perceba a sonoridade e o ritmo. Conforme ela cresce, vai querer cantar junto!

2- Pais e filhos na cozinha

Se você é o tipo que gosta de cozinhar, que tal levar seu filho junto para esse momento especial? Para crianças maiores, vale a pena aproveitar esse momento para conversar sobre o dia-a-dia e fazer disso um espaço para aumentar o diálogo entre vocês. 

Peça ajuda para a criança e aproveite para ensinar a ela coisas simples, como o nome dos objetos ou pegar algum ingrediente.

3- Bolhas de sabão

Uma atividade clássica e divertida, perfeita para fazer no playground, no quintal ou mesmo na varanda de casa, é a famosa bolha de sabão. Vocês podem competir para ver quem consegue fazer mais, ou para crianças pequenas, vale a pena fazer várias e ir deixando a criança “pegar” para estourar. 

Além de desenvolver a coordenação motora, vai ser um momento de muitas risadas! E olha a receitinha básica: 1 parte de detergente para 10 partes de água. Pronto!

4- Cabana e acampamento

Para pais e filhos aventureiros, uma ótima dica é acampar! Existem campings ótimos para ir em família… mas você também pode simplesmente brincar em casa mesmo! 

Assim sendo, se não tiverem uma barraca oficial, criem a própria com lençóis e travesseiros, na sala ou no quarto das crianças. 

5- Observar e nomear as nuvens

Outra atividade muito simples, passível de se fazer no parque ou no quintal, é sentar um pouco com a criança (ou mesmo se deitar na grama) e dizer que vocês farão uma observação muito especial das nuvens.

Ao descobrir novas formas e “desenhos” ajude a criança a verbalizar o que está vendo. Faça perguntas para direcioná-la e fazê-la pensar. 

6- Pais e filhos: unidos por histórias

Essa atividade é uma das mais importantes na primeira infância: contar histórias. Quando pais e filhos dividem o amor pelos livros, a possibilidade de a criança se tornar uma leitora atuante é muito maior. Estudos comprovam que quanto mais incentivo a criança tiver, maior a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura.

7- Dançar juntos

Para momentos em que a criança está cheia de energia, que tal um campeonato de dança? Aqui, pais e filhos criam movimentos para que a criança o imite e tente imitar a criança também. Dancem juntos, movimentando-se de maneira a treinar o equilíbrio enquanto promovem muita diversão! Escolha músicas que a criança gosta de ouvir e demonstra interesse, de acordo com sua faixa etária. 

8- Brinquem com caixas

Uma brincadeira barata e simples é utilizar caixas de papelão como brinquedo. Vocês podem montar um carro ou um avião, grande o suficiente para a criança entrar nele. Com gizes de cera do tipo jumbo, estimule a criança a “decorar” seu meio de transporte. Garantia de muita diversão e tempo de qualidade juntos.

9- Façam aviões de papel

Também muito simples de se fazer, pais e filhos podem criar uma oficina de aviões de papel. A criança provavelmente vai tentar fazer seu próprio aviãozinho, assim como jogá-lo no ar.

Além de ajudar no desenvolvimento psicomotor, a atividade também trabalha a concentração da criança, criando laços importantes com o pai.

10- Brincando com balões e bexiga

Essa é uma ótima atividade para treinar vocabulário relacionado a cores e formatos. Encha bexigas coloridas e brinquem de “não deixar cair no chão” ou criem suas próprias regras. Peça para criança dizer o nome da cor enquanto toca na bexiga, por exemplo.


Como você pode perceber, brincadeiras que envolvam pais e filhos são mais simples do que se pode imaginar. Agora é só escolher qual vai ser a preferida de vocês e aproveitar cada minuto!

Latest Posts