A literatura infantil é muito rica e os livros infantis são uma excelente ferramenta para trabalhar a educação emocional desde pequenos.
A educação emocional compreende num processo educacional de autorregulação das emoções: onde as crianças aprendem a nomear e validar o que estão sentindo, e, a partir daí, decidir o que fazer com ela. Esse processo é muito importante. Se todos tivessem acesso a uma educação positiva nesse sentido, hoje em dia teríamos uma sociedade adulta mais respeitosa e empática.
Com narrativas simples, mas cheias de significado, esses livros infantis ajudam a criança nesse processo de reconhecimento de seus sentimentos, além de os familiarizar com a leitura infantil. Entender que seus sentimentos são válidos, legítimos e humanos, e aprender a lidar com cada um deles, sem rejeitá-los, é o que faz toda a diferença. Vamos entender melhor como funciona?
Livros infantis e o desenvolvimento da criança
A escolha de bons livros infantis é fundamental para o desenvolvimento das crianças pois contribui para diversas áreas da vida, ensina de maneira lúdica e, de quebra, o momento da leitura pode ser prazeroso para todos em casa.
Separamos aqui valiosas propostas de leitura que podem ser feitas em família. São livros infantis que trazem conhecimento e práticas de educação emocional de uma maneira muito leve, ideais para momentos em família. Confira nossas dicas:
1. O monstro das cores, Anna Llenas
O livro de O Monstro das Cores é um excelente meio de trabalhar vocabulário e sentimentos, já que o monstrinho inicia o livro todo colorido, representando uma confusão de emoções, e vai mudando de cor conforme vai passando por cada sentimento e as organizando.
Assim, a criança aprende a nomear o que está sentindo, além de aprender sobre cores. O personagem principal é muito simpático e o livro já foi traduzido para mais de 16 idiomas, tamanho seu sucesso.
2. Brincando de mindfulness, Patrícia Calazans
O legal do livro Brincando de Mindfulness é que ele tem folhas soltas, então a atividade do dia pode ser escolhida de uma forma mais aleatória, sem regras.
As cartas vêm em uma caixinha e cada uma delas contém uma atividade para trabalhar o conceito de mindfulness com as crianças.
Por exemplo: uma das cartas pede que a criança encha uma garrafinha com água e glitter e agite-a. O adulto então explica que, assim como nossos pensamentos, se nós nos agitamos muito, eles se misturam e fica difícil de lidar. Porém, quando paramos e nos acalmamos (e deixamos a garrafinha parada), os pensamentos se organizam novamente.
O mindfulness é conhecido como momento de atenção plena, algo que precisa muito ser trabalhado com as crianças desde pequenas. Com passos simples, a criança vai aprendendo a observar a si e as coisas a sua volta e conhecer-se mais, assim como concentrar-se no momento presente.
A prática do mindfulness ajuda a diminuir a ansiedade e trabalha o cognitivo da criança.
3. O Espaço Mágico que acalma, Jane Nelsen
Neste livro delicado, a autora traz o método da pausa positiva, e incentiva que seu filho então faça o mesmo em sua casa, que vem para substituir o que chamávamos antigamente de “castigo”.
A principal diferença é que a criança escolhe um espaço da casa onde ela vai decorar e levar para lá coisas que goste de fazer, para que possa usá-lo, espontaneamente, quando sentir que está nervosa. No livro o pai também o faz quando está nervoso, assim, a criança aprende que se afastar para se acalmar é um jeito de lidar com suas emoções, pois dessa forma, ela estará pronta para agir melhor depois.
A ideia é encorajar o respeito, aumentar a autoestima das crianças e ensinar habilidades sociais.
4. O livro dos sentimentos, Todd Parr
Muito conhecidos entre os livros infantis, as obras do autor Todd Parr são excelentes para trabalhar emoções com as crianças, já que trazem pouco texto, mas com ilustrações coloridas e muito significado.
Em cada página de O Livro dos Sentimentos a criança encontrará uma frase relacionada a algum sentimento, compreendendo o que é cada um deles e que é perfeitamente aceitável senti-los, todos. E incentiva as crianças a compartilhá-los com quem ama.
5. Sofia e seu mundo de escolhas, Jane Nelsen e Fernanda Lee
Este livro é uma ótima ferramenta para explicar para as crianças como lidar com os sentimentos como a raiva.
A personagem principal, Sofia, usa a “roda de escolhas”, que ajuda a criança a validar seus sentimentos, e extravasá-los sem manifestá-los no mundo e nos outros de uma forma desrespeitosa.
Dessa forma, a criança entende que está tudo bem sentir-se zangada, mas que não é legal colocar essa energia destrutiva em coisas ou nos outros. Há sempre uma melhor escolha a ser feita, como por exemplo, encher balões e estourá-los para dar vazão a todas as sensações corporais que a raiva traz, e que elas não sabem bem como acalmá-las.